A importância da música no ensino fundamental

Já é constatado de muito tempo, a eficácia no processo de desenvolvimento infantil, o uso da Música no Currículo Escolar (especialmente no ensino fundamental*). Além de ser uma excelente terapia que irá auxiliar na formação emocional e cultural, também pode ser utilizada como um importante meio de estímulo às outras matérias escolares. Enumerei alguns itens, baseado em três eixos principais da formação da criança do ensino fundamental, que mostram de diversos ângulos da Educação Infantil dessa faixa etária, utilizando a Música como peça estrutural no Programa Educativo.

Os três eixos da formação são:

FORMAÇÃO PESSOAL

FORMAÇÃO CULTURAL

FORMAÇÃO SOCIAL

Música no ensino fundamental - musicalização

1- FORMAÇÃO PESSOAL

– Traz alegria à vida da criança
– Contribui para o desenvolvimento das coordenações sensório-motoras.
– Educa os sentimentos cívico-sociais, influindo na moldagem do caráter.
– Se corretamente integrada às outras disciplinas, a música desperta o desempenho do aluno que passa a ter uma média de aprendizado muito maior em todas elas.
– Disciplina emoções: timidez, medo, agressividade (musicoterapia).

2- FORMAÇÃO CULTURAL

– A música é cultura: Desconhecê-la portanto, seria um prejuízo de grandes proporções a formação cultural da criança.
– Desperta o senso rítmico.
– Desenvolve a sensibilidade musical, baseada no ritmo, no som e na palavra.
– Faz apreciar as realizações do mundo artístico em rádio, TV ou Internet.
– Desperta a criatividade, tornando a criança capaz de elaborar suas próprias músicas.

3- FORMAÇÃO SOCIAL

– Estimula o perfeito convívio coletivo.
– Implanta o gosto pelo canto em coro, levando a criança a começar a compreender o que é trabalhar em equipe e a importância disso na sociedade.
– Mantém a confraternização entre escolares e a comunidade.
– Apresenta à criança, numa idade propícia, repertórios diferentes como música erudita, folclórica, popular, religiosa e etc.
– Desperta o nacionalismo e desenvolve a cultura nacional com aprendizados dos hinos pátrios.
– Faz com que a criança se envolva com os projetos, e  esteja sempre ocupada “quase” o bastante para evitar problemas, melhorando inclusive no aspecto disciplinar.

Os meios de utilização da Música no aprendizado fundamental pode ser criativamente distribuído entre ocasiões festivas ou comemorativas até brincadeiras de objetivo pedagógico. Abaixo, alguns exemplos:

• Canções próprias da ocasião animam e enfatizam o tema de datas comemorativas e motivam as crianças. Dependendo do nível de musicalidade em que estejam as crianças, as músicas inclusive podem ser compostas por eles mesmos.

• Temas como: Amizade, Férias, Natal, Festas Juninas, entoados com entusiasmo, proporcionam à escola um convívio mais tranqüilo.

• Os conhecimentos gerais, o cálculo, a linguagem oral oferecem temas fecundos para a musicalização na escola.

• No teatro, nas dramatizações, o canto é parte integrante e geralmente, imprescindível como trilha sonora ou simplesmente para tornar o ambiente alegre e festivo.

• Canções populares ou folclóricas podem ser usadas como “paródias”, de ênfase humorística ou de conscientização social.

• Na Educação Física, a música é uma aliada forte do educador(a), facilitando a automatização de movimentos.

• Uma oficina de montagem de instrumentos musicais ou simplesmente uma sala de exposição de instrumentos, podem ser instaladas na escola.

• A formação de bandinhas (principalmente de percussão) é uma ótima sugestão para projetos de música na escola.

Jonatas Terceiro –  Músico, Arranjador e Diretor da Editora Primórdios

Bibliografia:

Enciclopédia Ilustrada para Educação Básica  –  Ed. Atenas

* Nota do editor

  1. CARO AMIGO, É IMPOSSÍVEL QUE ALGUEM CONSIGA MISTURAR MÚSICO PROFISSIONAL COM MÚSICO PRÁTICO, OU SEJA PRÁTICO SÃO OS QUE HABILITARAN-SE PELA O.M.B, OS OUTROS SÃO AMADORES MESMO,COM TODO RESPEITO AOS MÚSICOS AMADORES E PRÁTICOS MAS SER MÚSICO É MUITO MAIS DO QUE TOCAR UM I OU MAIS INSTRUMENTOS, SIGNIFICA TER UMA FORMAÇÃO PARA TÁL, SÃO RUMOS DIFERENTES, CONCEITO DE VIDA, OCUPAÇÃO MORAL COMPROMETIMENTO COM O BEM ESTAR DO PRÓXIMO.

  2. OLA JONATAS,ESTOU NO SEGUNDO SEMESTRE DE PEDAGOGIA E OPTEI POR FAZER MEU TCC SOBRE A MUSICA NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL,SERA QUE VC PODERIA ME AJUDAR???DESDE JA AGRADEÇO POR SUA ATENÇÃO…UM ABRAÇO

  3. Meu amigo, não pode generalizar, a vida é degrau por degrau. Hoje sou formado, sou euphonista, mas utilizei a carteira de musico pratico até conseguir chegar onde estou. Desse jeito voce desanima quem está começando, agora se o cara parar como músico prático é outro assunto. Mas realmente tem que ter comprometimento pra conseguir.

  4. Marcia Regina MOraes

    Elio você e maravilhoso fiquei apaixonada por tudo que eu li sobre a musica,eu adoro criânças estudo piano e dou aula particular e agora estou dando aula em duas escolas amo o que faço gostaria que você me ajudasse indicando um lugar para eu fazer cursos de musicalizaçao você è uma pessoa muito enteligente incrivel nunca li coisa igual parabens tenho muito para aprender para ensinar UM ABRAÇO E OBRIGADO DESDE JÀ MARCIA.

  5. PARABÉNS PELAS SÁBIAS PALAVRAS, SAIBA TAMBÉM QUE SEU CONHECIMENTO CONTRIBUI BASTANTE NA NOSSA PRÁTICA DOCENTE. ADOREI TER VISITADO SEU SITE. SOU PEDAGOGO, ATUO NA ÁREA DE ARTES, E SUAS PALAVRAS ME FIZERAM REFLETIR UM POUCO MAIS NA MINHA PRÁTICA EM SALA DE AULA.

    PROFESSOR DE ARTES/ CULTURA.
    FLORÂNIA
    RIO GRANDE DO NORTE

  6. nossa!! fazia tempo que eu não tinha uma leitura tão boa e proveitosa.
    em nossos dias com nossos alunos, precisamos sempre de renovação.
    ter boas musicas para trabalhar com nossas crianças é uma forma ótima de transmitir conhecimentos, e saber que eles vão aprender.
    a musicalização em um plano de aula é perfeito. certamente os alunos gostariam de sair da rotina de quadro e giz e do roda-roda.
    fazer com que elas se sintam importantes e responsáveis por alguma coisa, como fazer uma musica,fazer movimentos de acordo com essa musica. nossa é uma metodologia genial.
    não vejo contra indicação enquanto essa ,metodologia, certamente se os professores de educação infantil e das primeiras séries do ensino fundamental adotarem esse tipo de atividade a educação vai ganhar muito

  7. Raimunda de Oliveira Melo

    Obrigada pelo espaço tão recheado de coisas boas para nós docentes, me ajuda muito.Continue assim que Deus ti abençõe.

  8. Olá Maestro Élio Pena, fiquei encantada com seu comentário a respeito da importância da música no currículo escolar,estou mestrando em em educação musical e por isso aprendi muito com suas palávras, abraços,

    Renata Martins

  9. A importância da musica no processo de aprendizagem na formação de crianças de adolescentes não é uma alternativa para promover a conscientização e a melhor relação do cidadão com a musica, e sim uma necessidade que a cada momento que se passa torna-se mais urgente. É extremamente importante que a criança sinta-se desde cedo como parte integrante da musica, pois, no seu futuro encontrará menos problemas em nossa sociedade.Um abraço cesar

  10. olá, estou cursando pedagogia e pretendo fazer meu tcc sobre " a importancia da musica na aprendizagem ", gostaria de encontrar alguns livros que tratam do assunto. será que vc pode me ajudar? obrigado

  11. parabéns pelo projeto e tudo que escreveu.
    estou fazendo meu tcc sobre a musica ludica e a educaçao infantil,gostari que você pudesse me dá algumas dicas, desde agora obrigada!

  12. tenho 22 anos de profissão,dou aulas de arte,adoro,mas tenho um novo desafio,ministrar aulas de música para 5 turmas.preciso de orientações.socorroooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo um grande abraço chris

  13. Olá, li o que escreveu gostei muito,sou pedagoga estou fazendo uma pós em Ensino Fundamental e o tema do meu TCC será sobre a importância da música no Ens. Fund., você tem alguma sugestão de leitura a respeito?
    Desde já te agradeço.

  14. Selma de Jesus Lima Martins Sá

    O meu TCC na Graduação foi relacionado a música. Agora estou iniciando o Artigo Científico, e escolhi a música como formação de leitores. Agradeço algumas informações adquiridas nesta página. Elas ajudarão na produção do meu texto.Mais uma vez obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>